
TV com imagem mas sem som: causas e soluções
Maio 23, 2025Você aperta os botões do controle remoto, mas a TV não obedece? Antes de jogar o controle fora ou comprar outro, existem alguns testes simples que você pode fazer. O problema pode ser mais fácil de resolver do que parece.
Neste artigo da A.R. Center Eletrônica, vamos mostrar passo a passo como identificar se o defeito está no controle ou na TV — e o que fazer em cada caso.
1. Verifique as pilhas
Esse é o primeiro passo: troque as pilhas por novas. Mesmo que elas ainda estejam funcionando em outros aparelhos, podem não ter força suficiente para ativar o sinal do controle.
Dica: Use pilhas alcalinas novas e evite misturar marcas ou tipos.
2. Faça o teste da câmera do celular
Uma forma simples de saber se o controle está funcionando é usando a câmera do celular. Veja como:
- Abra a câmera do seu celular (modo foto);
- Aponte o controle remoto para a lente;
- Pressione qualquer botão do controle.
Se a luz infravermelha (no topo do controle) piscar na tela do celular, o controle está funcionando. Caso contrário, ele pode estar com defeito.
3. Verifique o sensor da TV
O problema pode não estar no controle, mas sim no receptor infravermelho da TV. Veja se algo está cobrindo ou atrapalhando o sinal entre o controle e o televisor.
Evite: Objetos na frente da TV e luzes fortes próximas ao sensor.
4. Teste o controle em outro aparelho
Se você tem outra TV da mesma marca ou modelo compatível, tente usar o controle nela. Isso ajuda a isolar o problema.
5. Controle universal ou aplicativo no celular
Se o controle estiver mesmo com defeito, experimente usar:
- Controles universais (vendidos em lojas de eletrônicos);
- Aplicativos de controle remoto no celular (para modelos de TV com Wi-Fi ou infravermelho).
Seu controle quebrou de vez?
Se após todos os testes o controle realmente não funciona mais, talvez seja hora de trocar.
Na A.R. Center Eletrônica, ajudamos você a:
- Testar se o defeito é no controle ou na TV;
- Encontrar um controle compatível de qualidade;
- Reprogramar ou configurar o novo controle, se necessário.
📱 Fale com a gente no WhatsApp: (71) 98166-7023